31 de março de 2010

Direitos humanos

Mas, para falar de preconceito precisamos conhecer e entender os direitos humanos, os quais baseiam a legislação brasileira.

Os direitos humanos tiveram sua base alicerçada no Brasil, por volta dos anos 90, quando alguns valores eram buscados no processo de redemocratização, eram eles: liberdade, democracia, enfim, estavam voltados contra a ditadura. Os indivíduos buscavam o reconhecimento do cidadão com direitos civis e políticos.
Os direitos humanos devem assegurar os direitos a todos os indivíduos, independente das diferenças de gênero, raça, credo, etnia, sexo, classe, idade, portanto sem desigualdades. Isso representa a liberdade sem distinção dos direitos fundamentais aos diferentes.
O direito a educação surgiu desde a 1ª constituição brasileira, a qual garante o direito a educação, mas não a efetivação desta. Hoje sim se constituiu o direito fundamental a educação, a política ao mundo social. O estado é responsável por oportunizar a educação para todos, e não só aos privilegiados economicamente. Isso corresponde ao ensino fundamental, que é obrigatório e gratuito.


Dessa forma, parei para refletir diante o que me ocorreu um dia desses, quando passou pela minha cabeça não aceitar que pessoas que desrespeitam os direitos de seu próximo tenham seus direitos resguardados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário