29 de março de 2010

Preconceito existe!

É... é duro mas precisamos aceitar o fato de que o preconceito existe e é ofensivo! Há em toda parte situações em que determinadas classes sociais, raças, opção sexual, entre outros levam piadinhas maldosas como brincadeiras inocentes. Encontramos tal fato até mesmo nas séries iniciais do ensino fundamental, mas, de onde isso vem? Será que a criança, por si só, é preconceituosa? Ou ela houve isso em seu meio familiar e apenas reproduz na escola? Ou o contrário?
De qualquer maneira, nós, na função de educadores e cidadãos devemos aproveitar momentos de piadinhas para levar os alunos a uma profunda reflexão, mostrando que preconceitos são ofensivos, humilhantes e não servem para nada. A pessoa que apresenta um "um modelo diferencial" do que é chamado de "normal" é pior por isso? Ela não pode apresentar melhores habilidades que os chamados "normais"?
Enfim, é preciso que se questione sobre os preconceitos existentes na sociedade para que se possa perceber o seu vão fundamento e transformar esse tipo de atitude, pois somente assim, conseguiremos maior igualdade de oportunidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário